Algo Mais - A Revista de Pernambuco

Noticia postada em 06.09.2009 às 10h08

Flinorte divulga programação literária

A coordenação do Flinorte (FestivalLiterário Internacional do Litoral Norte), que será realizado no período de 24a 27 de setembro, em hotéis, faculdades e escolas da cidade do Paulista, divulgou a programação literária, que terá palestras, mesas literárias,conferências, exposições, tendas para autógrafos e vendas de livros. O evento tem como tema Influências Lusitana e Hispânica na Cultura brasileira.

A abertura oficial do evento será no dia 24 de setembro, às 19h, no Hotel Resort Casa Blanca, na Praia de Nossa Senhora do Ó, com apresentação da atriz Geninha Rosa Borges, do ballet clássico deTânia Trindade e da cirandeira Lia de Itamaracá. Na oportunidade, será inaugurada a Exposição organizada pela Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco, em homenagem aos 50 anos de jornalismo do mestre José Marques de Melo, diretor da Cátedra Unesco no Brasil e presidente da Comissão Nacional criada pelo MEC para reavaliar os cursos de Jornalismo no Brasil. O governador EduardoCampos, os presidentes da UBE/PE, Alexandre Santos e do Conselho Estadual de Cultura, poeta Marcus Accioly, serão homenageados, na oportunidade, com a Medalha do Mérito Cultural 2009.

Estão confirmadas palestras da designer Moema Cavalcanti, considerada a maior capista de livros do Brasil, vencedora do Prêmio Jabuti de 2008 e já classificada entre as 10 finalistas do Prêmio Jabuti de 2010. Em seus 35 anos de carreira, já teve mais de 1.200 capas publicadas.

Nelino Azevedo, do Centro Paulo Freire, vai falar sobre Paulo Freire. Nelino é mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente, lançou pela Paulus o livro Pedagogia da Humanização de Paulo Freire.

Ana Arruda Callado, presidente do Conselho de Cultura do Rio de Janeiro. Ex-chefe de Reportagem do Diário Carioca, editora do Caderno Infantil do Jornal do Brasil, Ana Arruda é autora de biografiasde mulheres, inclusive da pernambucana Adalgisa Nery.

Cristina Gobbi é coordenadora do GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina. Autora de diversos livros e artigos na área da Comunicação. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa,Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina e Pensamento Comunicacional Latino-Americano da CNPq.

Socorro Aragão, fundadora e coordenadorada Pós-Graduação em Letras da UFPB, Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação ePesquisa da UFPB. Presidente da Fundação Casa de José Américo, da Paraíba.Autora ou co-autora de 65 obras.

A escritora Lêda Maia começou, aos 9 anos de idade, no Teatro Amador, a apresentar-se como contadora de história,desenvolvendo um trabalho ininterrupto no Brasil inteiro. Tendo o teatro e a literatura infanto-juvenil como molas propulsoras de sua vida, escreveu, em 1988, seu primeiro volume da Coleção 4 Amigos. Desde 2000 vem ministrando oficinas e levando as aventuras dos 4 Amigos por escolas, livrarias, hospitais,creches, comunidades carentes e bienais.

Sérgio Augusto Soares Mattos é escritor, compositor, poeta, jornalista e professor. Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, Estados Unidos. Vem desenvolvendo pesquisas sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa no Brasil desde a década de 1970. Tem cerca de 30 livros publicados no Brasil e no Exterior.

José Marques de Melo, homenageado no mês passado com o Prêmio Comunicador da Paz 2009 pela Organización Católica Latinoamericana Y Caribeña de Comunicación - OCLACC. Apenas dois jornalistas no mundo foram agraciados com o Prêmio, José Marques de Melo e o comunicador colombiano Dario Restrepo. O prêmio será entregue em novembro deste ano, em Quito, Equador. Marques de Melo comemora, em 2009, 50 anos de Jornalismo.Dirige atualmente a Cátedra UNESCO de Comunicação na Universidade de São Paulo.

Osvaldo Meira Trigueiro tem vários trabalhos científicos e culturais sobre folkcomunicação, cultura popular e mídia. Vice-presidente da Rede Brasileira de Pesquisadores da Folkcomunicação. É presidente da Comissão Paraibana de Folclore. Exerceu vários cargos na administração, na coordenação de projetos de pesquisa e difusão cultural na UFPB e no Governo da Paraíba.

Luitgard Oliveira Cavalcanti Borba éantropóloga, Professora de Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Rio deJaneiro. Desde 1967 tem livros organizados, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior sobre Movimentos Sociais, Pensamento Social Brasileiro, Catolicismo Popular do Nordeste, principalmente o Movimento Beato e o fenômeno do cangaço.

Audálio Dantas é um dos mais importantes jornalistas brasileiros. Atuou em algumas das principais publicações do País,como a Folha de São Paulo, as revistas O Cruzeiro, Quatro Rodas, Manchete, Realidade. Ex-deputado federal pelo PMDB, recebeu da ONU, em 1982, prêmio porsua atuação em defesa dos direitos humanos. Foi presidente da FENAJ (FederaçãoNacional dos Jornalistas). Dirige a empresa Audálio Dantas Comunicação e Projetos Culturais. Organizou em 2007 o 1º Salão Nacional do Jornalista Escritor, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Vilmar Berna, por sua luta constante pela formação da cidadania ambiental planetária, foi reconhecido pela ONU, em1999, no Japão, com o Prêmio Global 500 para o Meio Ambiente. Em 2002, recebeu o título de Cidadão Niteroiense e, em 2003, o Prêmio Verde das Américas, entre outros. Autor de dezenas de livros, participou da fundação de várias organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, dedicada às lutas por um mundo melhor, mais ecológico, pacífico e democrático, e dentre as quais se destacam UNIVERDE, Os Defensores da Terra, e REBIA - Rede Brasileira deInformação Ambiental

As inscrições para o Festival poderão ser feitas através do site www.flieventos.com.br . Maioresinformações pelo e-mail fli@yahho.com.br , ou através dos telefones8759-5178 (Emanuel Souza), 8802-8712 (Ricardo Alves), 9471-5407 (CarlosCavalcante) e 9926-4789 (João Laque).

 

EntidadesCulturais que apoiam o Flinorte:

 

1)       Academia Pernambucana de Letras;

2)       Gabinete Português de Leitura;

3)       União dos Cordelistas de Pernambuco;

4)       Biblioteca Pública do Estado;

5)       Senac/Fecomércio;

6)       Faculdade Decisão;

7)       Faculdade Joaquim Nabuco;

8)       Academia Paraibana de Letras;

9)       Colégio Marista;

10)     Colégio Anita Gonçalves;

11)      Casa da Imprensa;

12)       UBE-PE;

13)        Edições Paulinas;

14)        Edições Paulus;

15)        Academia de Letras e Artes doNordeste.

Agende-se

dom seg ter qua qui sex sab
    01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Publicidade

Newsletter

Cadastre-se agora e receba novidades em seu e-mail

Todos os direitos reservados para a SMF/TGI Editora ©
Fishy